terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Plano de Salvação – Infantil – Livro sem palavras



O livro sem palavras traz uma linguagem universal que é a linguagem das cores, e através delas podemos apresentar de maneira mais lúdica o plano de Salvação para as crianças, numa linguagem que elas entendem e compreendem.
Apresentação da Mensagem da Salvação, usando o Livro Sem Palavras

Introdução
Professor: Oi, como vai?
Criança:Bem, obrigado.
Professor: Como você se chama?
Criança:?
Professor: Prazer em conhecê-lo, Meu nome é .... Tenho um livro que gostaria de mostrar-lhe. Este livro não tem palavras. Só tem cores, mas as cores contam a história verdadeira mais linda que você já ouviu. Esta história está na Bíblia, o Livro de Deus. Ele nos deu a Bíblia para que possamos aprender mais sobre Ele.
Você gostaria de ouvir a história?
Criança:Claro! Parece boa.
Professor: A página dourada conta a parte mais interessante da história.

Página Dourada

Professor: Do que esta cor dourada faz você se lembrar?
Criança:De anéis e correntes de ouro.
Professor: Estas coisas são mesmo valiosas e muito especiais. Mas, esta página dourada me faz lembrar de um lugar especial chamado Céu, a praça da cidade é feita de ouro puro e transparente como vidro. Deus nos diz muitas outras coisas sobre a Sua casa. Ali ninguém fica doente e ninguém morre. Não há noite ali. Todas as pessoas no Céu serão perfeitamente felizes — sempre. A coisa mais maravilhosa sobre o Céu é que Deus Pai e Seu Filho, o Senhor Jesus, estão lá. Você sabe quem é Deus?
Criança: Ele é quem fez todas as coisas.
Professor: É isso mesmo. Deus fez o céu e também as estrelas, as flores, o mar — tudo que existe no universo. Ele também fez você e o ama muito. (Leia Jo. 3.16 para a criança.) A Bíblia diz: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira…” Isto significa que Deus ama cada pessoa, incluindo você e eu. Deus fez você e o ama, e por isso Ele quer que você faça parte da Sua família e esteja com Ele no céu, algum dia. Que lugar especial vai ser! É perfeito. Deus também é perfeito ou santo. Ele nunca pensou, disse ou fez qualquer coisa errada. É por isso que Sua casa, o Céu , é também perfeita.

Frase de ligação: Mas há uma coisa que nunca pode entrar no céu. É o pecado.

Página Escura


Professor: Você sabe o que é pecado?
Criança: As coisas ruins que fazemos?
Professor: Isso mesmo. Pecado é tudo que pensamos, dizemos ou fazemos que não agrada a Deus. O pecado tem causado sofrimento e tristeza em nosso mundo. Você lembra algumas coisas que as pessoas fazem e que são pecado?
Criança: Roubar, mentir, desobedecer à mamãe, dizer palavras feias ou grosseiras.
Professor: Sim, essas coisas são pecado. A Bíblia diz: “Pois todos pecaram…” (Romanos 3.23). Todos significa cada um de nós, eu e você também. Nós pecados porque nascemos com o “desejo” de fazer coisas erradas. Deus disse que o pecado deve ser castigado. O castigo do pecado é a morte — ficar separado de Deus para sempre. Deus sabia que você não podia fazer nada para livrar-se do seu pecado.
Ele sabia que você não podia ser bom o bastante para agradar-Lhe. Então, Ele arranjou um meio de perdoar o seu pecado.


Frase de Ligação: Deus tem um plano maravilhoso para que você e eu não sejamos castigados pelos nossos pecados.


Página Vermelha

Professor: Deus nos ama tanto que enviou Seu único Filho, o Senhor Jesus Cristo, a este mundo. Jesus nasceu como um bebê, cresceu e tornou-se um homem. Jesus nunca fez nada errado — Ele é perfeito. Mas, certo dia, Jesus de boa vontade entregou-se a si mesmo para morrer por nós. Assim colocaram uma coroa de espinhos em Sua cabeça e pregaram o Senhor Jesus numa cruz. Quando O pregaram na cruz, o que saiu de Suas mãos e Seus pés? (Sangue). A Bíblia diz que Jesus recebeu o castigo que você e eu merecíamos pelos nossos pecados. A Bíblia diz que enquanto Jesus estava pendurado na cruz, Deus colocou sobre Ele os pecados de todos nós. Todas as nossas mentiras, maldades, mau comportamento; todos os nossos pecados foram colocados sobre o Filho de Deus, que não tinha pecado. Ele sofreu muito. O Senhor Jesus morreu e foi sepultado (I Coríntios 15:3,4). A Bíblia diz que “Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia segundo, segundo as Escrituras”. Ele foi o trabalho que o Senhor Jesus veio fazer para nos salvar do pecado. Mas, ao terceiro dia, a coisa mais maravilhosa aconteceu. Deus deu novamente vida a Ele. Ressuscitou Jesus dos mortos! O Senhor Jesus voltou a viver! Ele andou pela terra e muitas pessoas O viram. Muitos até falaram com Ele. Depois, o Senhor Jesus voltou para o céu e está lá agora, com Deus, o Seu Pai.


Ligação:Agora, por causa do que o Senhor Jesus fez por você, seus pecados podem ser perdoados.


Página Limpa
Apelo


Professor: Deus quer perdoar os seus pecados, levá-los embora e fazer de você Seu filho. Você gostaria de ler o que Ele diz? (João 1.12)
Professor: Vamos examinar uma parte de cada vez. “… o receberam… aos que crêem no seu nome”. Receber Jesus significa crer de todo coração que Ele morreu na cruz pelos seus pecados e depois ressuscitou. Você precisa estar disposto a abandonar o seu pecado e crer que só o Senhor Jesus pode perdoá-lo. Ele vai pôr a Sua vida em você e Deus o tornará Seu filho – filho de Deus. Este é o significado do restante do versículo quando diz: “deu-lhe o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber, aos que crêem no seu nome”. Você pode dizer neste momento ao Senhor Jesus que pecou e que crê que Ele morreu por você. Quer recebê-lO agora?

Criança: Quero!
Professor: Por que você precisa receber o Senhor Jesus?
Criança: Porque fiz coisas erradas.
Professor: O que Jesus fez por você?
Criança: Ele morreu na cruz e recebeu o castigo por mim. E Ele ressuscitou.
Professor: O que você quer dizer a Deus neste momento?
Criança: Que eu pequei e quero receber o Senhor Jesus como meu Salvador.
Professor: Vamos abaixar a cabeça e você pode dizer isto ao Senhor Jesus em suas próprias palavras.
Criança:“Senhor Jesus, sei que sou pecador e que fiz coisas erradas. Creio que o Senhor morreu por mim. Eu O recebo, então, neste momento, como meu Salvador e peço que perdoe os meus pecados. Obrigado. Amém.”

O Senhor Jesus Cristo nunca vai te abandonar. Você pode conversar com Ele sempre que quiser e em qualquer lugar. Ele lhe dará poder para fazer o que é certo.

Página Verde

Professor: A cor verde me lembra coisas que estão crescendo, como folhas, grama, flores e árvores. Esta página me lembra a nova vida, a Vida Eterna que você recebeu de Deus. Quando você recebe o Senhor Jesus como seu Salvador do pecado, é como se você fosse um nenê recém-nascido na família de Deus. Deus quer que você cresça, aprendendo mais sobre Ele. Quando você aprende mais sobre o Senhor Jesus, aprende também como agradar a Ele. Você tem o poder e a força que Ele lhe dá para fazer o que é certo. Mas, quando você faz uma coisa errada, comete um pecado, o que pode, então, fazer? I João 1.9
Criança: Lê o versículo
Professor: Deus sabe quando você peca, mas Ele quer que confesse o seu pecado. Confessar significa contar a Deus o que fez ou reconhecer o erro que cometeu. No momento em que perceber que agiu mal, conte imediatamente ao Senhor. Ele vai purificá-lo desse pecado, porque prometeu fazer isso. Peça-Lhe que o ajude a não errar outra vez. Lembre-se, agora que você é filho de Deus. Peça que Ele lhe dê o poder e a força para obedecer-Lhe e fazer o que é certo. Ele não é realmente um maravilhoso Salvador e amigo?

(Ensine a cç o que ela pode fazer a partir de agora, já que ela é uma nova criatura)E agora que você é um filho de Deus, você também pode fazer quatro coisas para aprender mais e mais de Deus.

1- Ore ou fale com Deus diariamente. Você pode falar com Ele a qualquer hora e em qualquer lugar. Ele é seu Pai Celestial e quer que você lhe conte tudo.

2 - Leia e obedeça a Bíblia, o Livro que Ele nos deu. Esta é uma outra forma de conhecê-lO melhor. Você pode começar pelo Livro de Marcos e ler uns cinco versículos por dia. (Professor: Localize o Livro de Marcos ou dê a Cç um Evangelho de Marcos se possível)

3 - Testemunhe, conte às outras pessoas o que o Senhor Jesus fez por você. Elas também precisam ter os seu pecados perdoados. (Encoraje a cç a compartilhar seu testemunho primeiro com uma pessoa que compreenda a sua decisão-por exemplo,seu companheiro de evangelismo, outro professor, ou uma cç salva)

4 - Vá à Igreja e à Escola Dominical, Para aprender mais sobre Deus, frequente, toda semana, a Igreja ou a Escola Dominical.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO LIVRO SEM PALAVRAS (LSP)


“O Livro Sem Palavras, foi apresentado pela primeira vez em 1866 por Charles Spurgeon e tinha apenas três páginas nas cores, preto, vermelho e branco. Ao pregar no Tabernáculo Metropolitano, em Londres, seu sermão tinha o título “O Livro Sem Palavras”. O Pr. Spurgeon em seu sermão fala sobre um antigo ministro que reuniu três páginas e as folheava freqüentemente para lembrar-se dos seus pecados, do sangue de Cristo derramado por ele e da purificação “mais branca do que a neve” concedida para ele.

Não se sabe quando a página dourada foi acrescentada, mas ela trouxe outra dimensão ao livro, retratando o amor de Deus e as glórias do Seu lar celestial. Nove anos mais tarde, D. L. Moody usou o livro colorido em um culto para crianças onde cerca de 12 mil pessoas estavam presentes para ouvir sua mensagem sobre um “livro de quatro páginas - nas cores preto, vermelho, branco e dourado”.

- Conte uma história para nós, Fanny. Conta outra – as crianças suplicavam. Fanny Crosby, a conhecida compositora de hinos, tirava muitas vezes da bolsa um pequeno Livro Sem Palavras e contava às crianças, a quem tanto amava, a história do Salvador.

Em 1895, o livro foi levado à Índia por Amy Carmichael. Amy e sua auxiliar fizeram uma bandeira de cetim nas cores dourada, preta, vermelha e branca, e a puseram em seu carro puxado por bois, indo de aldeia em aldeia divulgando o Evangelho no sul da Índia. – Um texto muito útil para um sermão de improviso – comentou Amy. Nos grupos menores ela usava o pequeno livro em vez da bandeira. Ruth Overholtzer, esposa do fundador da Child Evangelism Fellowship (Aliança Pró Evangelização das Crianças), descobriu o livro em 1924. Ela o encontrou na livraria do Dr Harry A. Ironside, que se tornou o pastor da Moody Memorial Church em Chicago. O Livro Sem Palavras estava sendo publicado em Londres, na época.

Quando a CEF começou a imprimir o livrinho, 15 anos mais tarde, eles adicionaram a última cor, verde, para representar o crescimento na nova vida. Publicaram também um folheto ensinando como usar o livro, e incluindo versículos bíblicos para cada página.

Nos anos que se seguiram, o Livro Sem Palavras foi levado por missionários a mais de 120 países do mundo, guiando milhares de meninos e meninas a Cristo. Por meio da linguagem universal da cor, Deus tem usado este meio eficaz para comunicar sua maravilhosa Mensagem da Salvação, talvez mais do que qualquer outro instrumento da História. Você pode também participar deste rico legado dos que têm sido fiéis na evangelização de crianças [...].”

From Then Till Now de Ruth Overholtzer, Child Evangelism Fellowship Press. (1990, apud Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças, 2003, p.20).

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Lázaro Venha
Para Fora!

Para saber mais leia: João 11:1-44;

Você vai precisar de: • Roupas dos tempos bíblicos (caso queira dramatizar); •

Primeiro aparece Lázaro com suas irmãs, quando ele estiver mal, as duas irmãs saem com ele. Quando Jesus mandar o túmulo se abrir Lázaro, todo enfaixado, entra em cena. • Cópias de rostos alegres e tristes para todos os alunos. Cole cartolina na parte de trás antes de recortá-los. Logo, una e cole as partes posteriores dos rostos e coloque uma vareta ou palito no meio para que seja fácil de segurar. Se desejar que tenha maior duração, encape com papel contato (transparente).
Mensagem? Jesus sempre está quando mais precisamos da Sua ajuda. Recitar a poesia: Em Betânia havia um lar
Jesus gostava de lá estar;
Marta, Maria e seu irmão,
Viviam sempre em união.

Marta gostava de cozinhar,
Maria gostava de conversar.
Lázaro um bom anfitrião,
Tinha a Jesus no coração.

Mas, um dia que horror!
A casa encheu-se de pavor.
Lázaro estava muito mal,
E sua doença foi fatal.

Já tinham mandado chamar Jesus,
Pra ver se Ele trazia luz.
Porém, Jesus se demorou.
E a morte então ali baixou.

Marta chorava sem parar.
As carpideiras fingiam chorar.
Maria, perdida em seu pranto.
E Jesus demorava tanto!

Até que enfim Jesus chegou!
E, vendo a descrença, até chorou.
Mandou o túmulo se abrir
E ao pobre Lázaro mandou vir.

Ninguém podia acreditar,
Até pararam de chorar!
Quem é este que falou?
E até um morto ressuscitou?

Se você for bem fiel,
Um dia vai morar no céu.
Mas, preste muita atenção:
O segredo é Jesus no coração

Peça para as crianças mostrarem o rosto alegre de Maria, se as seguintes afirmações forem verdadeiras, e o rosto triste, se forem falsas. Exemplos: • Lázaro estava sadio e feliz quando Maria e Marta mandaram chamar Jesus. (FALSO) • Maria e Marta choraram quando Lázaro morreu. (VERDADEIRO) • Jesus orou a Deus ao pedir que Lázaro despertasse da morte. (VERDA- DEIRO) • Maria e Marta ficaram muito tristes quando Lázaro voltou a viver. (FALSO) Um dia Jesus despertará todas as pessoas que morreram. (VERDADEIRO) Vamos orar agradecendo a Jesus porque Ele sempre está conosco.
* Xerocar ampliado o rosto de Maria e Marta para ser usado na história. Segue o desenho

sábado, 21 de agosto de 2010

Evangelismo Infantil

No evangelismo infantil é importante saber que o ensino bíblico deve ser de acordo com a idade, buscando a melhor maneira de evangelizar crianças.

Evangelismo infantil
Será que devemos falar para uma criança que ela é culpada quando faz alguma coisa errada?
E que esse erro pode ser um pecado?
Alguns afirmam que o ser humano deve saber, desde pequeno, que é um pecador.
Outros acham que somente devemos evangelizar crianças quando elas têm mais idade.
Quando elas já sabem o que é certo e o que é errado.

Quando evangelizar crianças?
Acreditamos que o evangelismo infantil deve ser praticado desde cedo.
Não se esquecendo, porém, que o evangelismo infantil deve estar de acordo com a idade da criança.
No começo da vida não é necessário falar de culpa e de pecado quando a criança comete algum erro.
O melhor é o ensino bíblico, preparando o coração da criança para honrar a Deus, cantar louvores e orar com ela.

O que Jesus falou sobre as crianças?
Sobre as crianças, Jesus disse:
"...dos tais é o Reino de Deus" (Marcos 10:14) e
"... os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus" (Mateus 18:10).

Jesus Cristo também é Salvador das crianças
Quando estiver em idade mais adiantada a criança vai entender o que é certo e o que é errado.
Então poderá entender quando errou e quando desobedeceu a Deus.
Nessa idade, ela também poderá compreender que Cristo morreu por ela.
E que os seus pecados podem ser perdoados, crendo em Jesus e o aceitando como seu Salvador.

O evangelismo infantil começa em casa
Desde cedo, os pais devem falar de Deus a seus filhos.
Contar as histórias da Bíblia, cantar e orar com eles.
Assim Deus ordenou à nação de Israel, através de Moisés:
“E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te”
(Deuteronômio 6:6-7).

Fonte: www.absvida.com.br/evangelismo_infantil

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Eu estava pensando em como perdemos o nosso precioso tempo, em nada. Como desperdiçamos nossos dias, por causa alguma. As vezes, passamos nosso tempo super atarefadas, em assistir algo que não acrescentará em nada, em conversas que não edificarão em nada a nossa vida espiritual. Fui surpreendida pelo Espírito Santo, ao pensar e me preocupar em fazer algo, que pudesse acrescentar para o reino de Deus. E também, depois da vasta e incrível experiência que tive, quando fui à Bolívia no ano passado (2009), pude então entender o versículo 8 parte b de Atos 1. que diz : "...e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jeruzalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra."
Foi ai então, que meus olhos se abriram, para que eu pudesse enchergar que meu bairro (simbólicamente representado ai por Jeruzalém), precisava ser alcançado pela salvação dada por Jesus Cristo. Principalmente as crianças do meu bairro. Então, antes mesmo de conhecer a APEC, e seus trabalhos evangelísticos, iniciei um culto semanal, com elas na minha casa. A minha primeira experiência foi com a LIBOPEC, que é a APEC da Bolívia. E foi tremendo, participei da Horita Feliz, com meu coração aberto, pude aprender com cada louvor cantado, cada oração, cada momento, e até na hora da memorização de versículos. Foi então, que tive as "coisas" certas que fizeram a minha bagagem, crescer mais um pouquinho, e dar um UP na minha decisão de iniciar este ministério.
No primeiro dia, foi uma benção, contei com o auxílio de algumas pessoas voluntárias. E envolvi minha família neste projeto. Foi de Deus mesmo! Vieram crianças que eu nunca tinha visto. E no total conseguimos alcançar muitas almas, para a glória de Deus. Vi o agir do Espírito Santo, enquanto muitos vizinhos desprezavam algumas crianças mas carentes, pude envolvê-las num total companheirismo e amor, partindo pelo Espírito Santo de Deus.
Percebi, que esse trabalho não pode parar, pois enquanto nos preocupamos com nossos afazeres individuais, como, com que nos vestiremos, ou o que comeremos, muitas almas estão sendo sepultadas sem ao menos saber que precisavam ser salvas. Que ainda nem ouviram falar do amor imensurável de Deus, ou até já provaram, mas não tiveram forças para se sustentarem em meio a este mundo conturbado, e cheio de pecado.
Seja você, um canal de Deus na vida de seus vizinhos, de seus parentes, de suas crianças,...
Lembre-se que talvez, elas estejam esperando a oportunidade de conhecer a Verdade e se libertar das opressões, do mal que carrega como bagagens a uns anos, da falta de esperança, da falta de amor. Deus quer usar e atuar através de sua vida, para abençoar a vida de outros. Então não perca mais tempo! Corra, estude, se movimente, ore, interceda... Existe milhares de pessoas que precisam apenas de um gesto sincero de carinho, e através desse gesto, conhecer a nossa maior razão de viver, o nosso bom e maravilhoso Deus. Seja então você a ponte sobre as águas, o abrigo no deserto, a flecha que acerta o alvo...
E creia, que o Senhor te honrará, e o desejo dEle é que você produza esses bons frutos.
Que o amor do nosso Deus alcance a tds nós, e que a Paz que excede td entendimento repouse sobre a sua família! Fique com Deus***;)